Diferentes tipos de tratamento de gengiva para os casos de gengivite
A saúde bucal requer uma atenção muito especial, isso porque é muito comum desencadear problemas bucais que não são esperados e quando acontecem surpreendem pela gravidade dos casos. Nesse contexto há tratamentos para os mais diferentes problemas bucais, como tratamento de gengiva, tratamento de canal, tratamento ortodôntico e muitos outros. Continue a leitura e saiba mais sobre o que é o tratamento de gengiva.
O que é a gengivite?
A gengivite é um problema bucal que tem início nas gengivas, onde ocorre uma inflamação dos tecidos gengivais que ficam em torno dos dentes. Quando essa gengivite não é tratada de maneira correta, ela tende a virar uma periodontite que pode levar a perda dentária.
Em linhas gerais a gengivite se associa a placa bacteriana que está na região da margem gengival e quando não é tratada, evolui para o tártaro e nos casos mais graves pode acometer o osso alveolar que sustenta e fixa os dentes na boca.
Quais as causas da gengivite?
A gengivite é um problema bucal que tem a sua origem inicial na higienização incorreta da boca. No entanto, há outros fatores que fazem com que seja necessário um tratamento de gengiva, são eles:
- Tártaro dentário;
- Má oclusão dos dentes;
- Tabagismo;
- Alguns medicamentos;
- Cáries;
- Predisposição genética;
- Exposição a metais pesados como bismuto e o chumbo.
E qual o tratamento de gengiva que é feito nos casos de gengivite?
O tratamento de gengiva para os casos de gengivite em estágio inicial é apenas uma escovação adequada com limpeza completa de dentes, interno de bochechas e língua, junto com o uso de fio dental e enxaguante bucal.
Já nas fases intermediárias e avançadas da gengivite é extremamente necessário que o tratamento de gengiva seja indicado por um dentista, ortodentista e até mesmo nos casos mais complexos por um cirurgião dentista.
O tratamento de gengiva nestes casos mais avançados consiste na limpeza da placa bacteriana e na aplicação de produtos que impedem que a mesma retorne, junto com essa limpeza e aplicação de produtos o tratamento de gengiva avançado requer que seja feita uma raspagem nos dentes, a fim de remover por completo o tártaro e alisar as raízes dentárias, para que não aconteça o endurecimento da placa bacteriana.
Ainda falando sobre tratamento de gengiva, há casos em que a gengiva ficou tão afetada que levou a um amolecimento dos dentes e com isso é necessário um tratamento de gengiva a base de antibióticos e anti-inflamatórios.
Para evitar ter que se submeter a um tratamento de gengiva, é essencial que sejam feitas visitas regulares ao dentista, a fim de prevenir, diagnosticar e tratar possíveis problemas bucais. Por isso, opte sempre por profissionais da sua confiança e mantenha assim, a saúde bucal sempre em dia.
Para saber mais sobre tratamento de gengiva
Ligue para 11 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!