Como funciona o tratamento da gengivite
Se você perceber pequenos sangramentos na raiz do dente durante a escovação, você pode estar precisando de um tratamento da gengivite. Este problema consiste no estágio inicial da infecção generalizada na gengiva, conhecida como periodontite, e está ligada ao acúmulo de bactérias na boca do paciente.
Geralmente quem precisa buscar um tratamento da gengivite, faz isso porque não está cuidando bem dos dentes. Os maus cuidados com a higiene bucal implicam na instalação de placa bacteriana nos dentes, o que possibilita que esta e outras condições infecciosas se instalem na gengiva e na boca do paciente.
Quer saber mais sobre o tratamento da gengivite? Confira abaixo:
Dicas para tratamento da gengivite
O primeiro passo ao identificar sintomas da condição é ir ao dentista. Existem profissionais especializados em tratamento da gengivite, denominados periodontistas, que podem identificar corretamente a condição e sugerir o tratamento mais adequado. São sintomas deste problema:
- Dores ao encostar a escova de dentes na gengiva;
- Aumento da sensibilidade para líquidos quentes e gelados;
- Avermelhamento excessivo de algumas regiões da gengiva;
- Mau hálito;
- Bolsas de pus.
O tratamento da gengivite é bastante padrão. O procedimento comum é limpar corretamente os dentes, eliminando eventuais tártaros, além de drenar e raspar as bolsas. Além disso, o periodontista pode receitar o uso de medicamentos antibióticos, para conter infecções, e até cremes dentais e enxaguantes próprios para acelerar no combate às bactérias.
É importante buscar ajuda assim que perceber que pode estar com gengivite, pois ela pode evoluir para uma periodontite, que é a infecção generalizada do tecido gengival. Esta condição é das mais dolorosas no que diz respeito a saúde bucal, e pode comprometer permanentemente seus dentes.
Evitando este e outros problemas
Para que você não tenha que se submeter a um tratamento da gengivite, é necessário cuidar bem dos dentes. Faça a escovação utilizando a técnica correta, limpando todas as regiões dos dentes três vezes ao dia. Além disso, use antisséptico bucal para enxaguar a boca e fio ou fita dental diariamente.
Outra sugestão é respeitar uma frequência mínima de uma visita a cada seis meses ao consultório do dentista. Ele pode auxiliar na limpeza, além de detectar infecções e bactérias em estágio inicial, evitando problemas.
Para saber mais sobre tratamento da gengivite
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!