Dicas sobre como evitar tártaro no dente
É bem comum notar o aparecimento de placa grossa e amarelada nos dentes e na parte da gengiva. Na verdade, isso nada mais é que tártaro no dente, caracterizado por uma placa bacteriana que se calcificou. Se não for tratado, o tártaro no dente pode causar gengivite (inflamação da gengiva), que costuma ser o estágio inicial de manifestação inflamatória do tártaro.
Se a gengivite também não for tratada, a pessoa pode desenvolver a periodontite, que é uma inflamação severa da gengiva, e até mesmo perder o dente. Por isso, deixar o tártaro no dente se acumular é uma atitude bastante arriscada.
Como tratar tártaro no dente
Não existe fórmula mágica ou receita caseira bastante poderosa que elimine o tártaro no dente. Para retirá-lo, apenas o dentista é o profissional capacitado para realizar o procedimento.
O dentista realiza a raspagem das placas bacterianas calcificadas, que são os tártaros, através de uma limpeza profunda. Geralmente, ele também consegue remover placas bacterianas acumuladas, que são invisíveis a olho nu e se formam nos dentes e nas margens da gengiva.
Como evitar tártaro no dente
A presença do tártaro no dente, como já foi relatado, pode provocar inflamação na gengiva. Entretanto, a placa calcificada também pode resultar no surgimento de cáries e mau hálito. Portanto, é necessário utilizar algumas medidas para evitá-lo, como:
- Escovação: é preciso escovar os dentes por, pelo menos três vezes ao dia após as refeições. A escovação deve ser muito bem realizada principalmente na parte da noite, em que o baixo fluxo da saliva durante o sono facilita a proliferação de bactérias;
- Fio dental: o produto deve ser utilizado toda vez que for realizada a higienização dos dentes, porque ele alcança áreas em que a escova não consegue chegar.
- Antisséptico bucal: somado à escovação e ao fio dental, ele é um dos principais aliados no processo de como evitar tártaro, sendo necessário utilizá-lo à noite.
- Alimentação: alimentos com muito açúcar costumam produzir mais placas bacterianas, facilitando o surgimento de cáries e tártaros, por isso torna-se necessário aderir a uma alimentação mais saudável.
- Consultório odontológico: visitas regulares ao dentista, no mínimo duas vezes ao ano, auxiliam na obtenção de uma saúde bucal de qualidade, porque o profissional realiza a limpeza adequada dos dentes, eliminando as placas bacterianas invisíveis e as calcificadas.
Com a Ideal Odonto, o usuário pode realizar esse e outros procedimentos a fim de conquistar uma saúde bucal de qualidade por meio de uma assistência odontológico com custo-benefício atraente.
Para saber mais sobre tártaro no dente
Ligue para 11 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!