O que é ortognática Classe 1
O tipo de mordida de cada pessoa tem uma definição utilizada pelos profissionais da odontologia. Dependendo de qual ela seja, pode trazer problemas para a saúde, como dores de cabeças recorrentes ou incômodos ao mastigar.
A ortognática classe 1 é tecnicamente considerada a mordida perfeita. No entanto, é possível que, assim como as outras classificações, ela apresente disfunções que não sejam visíveis.
Definindo as classes da mordida
-
Classe 1: é a que apresenta a mordida ideal. Todos os dentes se encaixam com total perfeição. No entanto, isso não significa que não haja problemas na estrutura. Se for o caso, essas disfunções só podem ser corrigidos com uma cirurgia buco maxilo facial ortognática classe 1;
-
Classe 2: esse tipo de mordida ocorre quando o osso da mandíbula encontra-se em uma posição de retração em relação à maxila, que é o osso superior;
-
Classe 3: é o inverso da classe 2. Nesse caso, a mandíbula está à frente da maxila.
Ortognática classe 1: a cirurgia
O profissional mais indicado para identificar se você precisa de uma cirurgia para corrigir qualquer falha na ortognática classe 1 é o ortodontista. Por meio de exames, ele vai verificar se sua saúde pode estar sendo prejudicada devido a alguma disfunção na região da face.
Caso o diagnóstico se confirme, ele pode tratar o problema com aparelhos ortodônticos ou recorrer a cirurgias para as situações mais complexas. Se ele optar pela segunda opção, não se apavore!
A operação tem resultados bastante positivos, tanto na resolução das disfunções quanto na melhora da autoestima, já que ela acaba tendo como benefício a harmonização do rosto. Saiba como é feita a cirurgia ortognática classe 1:
-
A operação não é feita imediatamente assim que se faz o diagnóstico. Os ortodontistas levam cerca de um ano e meio preparando os dentes para que eles se encaixem com perfeição na cirurgia;
-
O procedimento pode levar de duas a quatro horas. Vai depender da complexidade de cada caso;
-
O pós-operatório da cirurgia ortognática classe 1 deve ser feito com bastante atenção e cuidado. Na primeira semana são permitidos apenas alimentos líquidos e pastosos;
-
Medicamentos receitados pelo cirurgião-dentista são de extrema importância para evitar dores e inflamações;
-
O uso do aparelho dentário após a cirurgia ortognática classe 1 pode ser necessário por algum tempo. É o ortodontista quem vai determinar esse período.
A importância de um bom profissional
Como a cirurgia ortognática classe 1 requer bastante atenção, é indispensável o acompanhamento de um profissional competente.
Na Vue Odonto, há os melhores ortodontistas para avaliar a necessidade de você passar por uma intervenção cirúrgica como esta.
Para saber mais sobre ortognática Classe 1
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!