Gengiva sangrando é sinal de que há algum problema com a saúde
Junto com a cárie a gengiva sangrando é um dos problemas bucais mais recorrentes desencadeados na boca. Uma das causas principais para estes casos diz respeito a higiene bucal inadequada. Quer saber mais sobre gengiva sangrando? Então continue a leitura e fique por dentro do assunto.
Por que há casos de gengiva sangrando?
A gengiva sangrando está diretamente ligada a inflamação do tecido gengival, onde em casos mais simples acontece a chamada gengivite que é caracterizada por ser um sangramento que acontece ao redor do dente.
Já nos casos mais graves de gengiva sagrando temos a periodontite que é muito mais grave e pode levar a perda óssea e dentária. Há também casos de gengiva sangrando associados a desordens nutricionais como a leucemia e falta de vitaminas.
Quais as causas que levam ao sangramento da gengiva?
As principais causas que levam ao sangramento gengival são a gengivite e a periodontite, no entanto há outros fatores que fazem com que a gengiva sangrando acometa os pacientes, são eles:
- Desordens hemorrágicas;
- Excesso de força na escovação dos dentes;
- Leucemia;
- Escorbuto;
- Dentaduras mal ajustadas;
- Uso inadequado do fio dental;
- Deficiência de vitamina K;
- Alterações hormonais nas grávidas;
- Púrpura idiopática trombocitopênica.
Como é feito o tratamento para a gengiva sangrando?
O tratamento para evitar a gengiva sangrando primordial é a visita regular ao dentista, uma vez que ele irá prevenir e tratar problemas como este.
No entanto, há como tratar em casa os casos de gengiva sangrando a partir de mudanças na rotina como, utilizar o fio dental de maneira correta, limpar bem os dentes, interno de bochechas e a língua.
Nos casos de sangramento gengival provenientes de gengivite e periodontite o indicado é que seja feita uma limpeza profissional no dentista, chamada profilaxia que tem como objetivo limpar de maneira profunda a gengiva.
Já nos casos mais graves como leucemia e falta de vitaminas o indicado é que seja procurado um médico o mais rápido possível, a fim de tratar o problema na sua fase inicial.
Além disso, há medidas que evitam o aparecimento de gengiva sangrando como:
- Não fazer uso de enxaguantes bucais que contenham álcool em sua fórmula;
- Evitar o consumo de cigarro;
- Prezar por uma alimentação saudável rica em alimentos com ácido fólico, vitamina C e D e cálcio.
Esse tipo de problema bucal, gengiva sangrando, é possível de ser evitado por meio das consultas regulares ao dentista, por isso o indicado é que elas sejam feitas no mínimo duas vezes ao ano, a fim de que se mantenha a saúde bucal sempre em dia.
Para saber mais sobre gengiva sangrando
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!