O que fazer em caso de gengiva inflamada
Se você percebeu um pequeno sangramento ao escovar os dentes, provavelmente está sofrendo de gengiva inflamada. O acúmulo de placa bacteriana na boca, decorrente dos maus cuidados de higiene bucal, ajuda a infeccionar os tecidos da gengiva, o que pode levar a problemas mais graves como a gengivite e em casos extremos a periodontite.
Uma gengiva inflamada pode trazer, além dessas complicações, o mau hálito. Isso porque é possível a formação de bolsas de pus na boca, o que implica em bactérias mortas e substâncias ácidas sendo liberadas na região. Para resolver este problema, o mais indicado é procurar um dentista e cuidar bem dos dentes.
Confira abaixo sobre como tratar a gengiva inflamada.
Identificando e tratando uma gengiva inflamada
O profissional mais indicado para tratar uma gengiva inflamada é um periodontista. Ele é do ramo da odontologia especializado em estudar as gengivas, além dos problemas decorrentes de infecções nela. Alguns sintomas dessa condição costumam ser:
- Inchaço ao redor dos dentes;
- Avermelhamento exagerado da gengiva;
- Sensibilidade aumentada para substâncias muito quentes ou geladas;
- Dores em contato com a língua.
O tratamento para gengiva inflamada é bastante padrão e pode ser feito em poucas sessões com o dentista. Ele consiste primeiro na limpeza completa dos dentes, além da higienização das regiões afetadas da gengiva. Também podem ser receitados medicamentos antibióticos, além de cremes dentais e antissépticos especializados em combater infecções.
Evitando este e outros problemas
Para que você não tenha que conviver com a gengiva inflamada, basta cuidar bem dos seus dentes. Em muitos casos, o acúmulo de bactérias leva ao tártaro, conhecido pelas calcificações de coloração amarelada desses micro-organismos. Esta condição se instala no encontro do dente com a gengiva, e muitas vezes é a principal responsável pelas infecções.
Para evitar que a placa bacteriana apareça, você deve escovar os dentes três vezes ao dia, após o café da manhã, após o almoço e antes de dormir. Importante também usar fio dental todos os dias. Além disso, mantenha uma rotina de visitas ao dentista, ele pode identificar esses problemas e fornecer tratamento adequado, lhe poupando muitas dores e preocupações.
Para saber mais sobre gengiva inflamada
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!