Como funciona o enxerto ósseo
O enxerto ósseo é uma das etapas do procedimento de recolocação dos dentes. Junto com o implante dentário e a colocação da prótese dentária, ele é necessário em alguns casos de pacientes que perderam os dentes há muito tempo, e não apresentam estrutura óssea para a sustentação dos pinos de titânio a serem implantados.
Ele é necessário pois quando se perde um dente, a região da gengiva imediatamente abaixo dele sofre retração e se desgasta, implicando na perda de material ósseo do local. O enxerto ósseo consiste justamente em aumentar essa concentração de tecido, para que o implante seja bem sucedido.
Enxerto ósseo: procedimentos e cuidados
O enxerto ósseo é considerado uma pequena cirurgia, e deve ser feito em ambiente clínico controlado com a aplicação de anestesia, para maior conforto do paciente. Ele consiste em remover um fragmento de osso de uma região abundante, que pode ser da boca do paciente mesmo, e depositar este fragmento na região que será destinada para o implante.
Por ser uma operação, e por necessitar de muito cuidado para que o corpo não rejeite o enxerto ósseo, são necessários algumas práticas após o procedimento, que exigem atenção para a recuperação e para o repouso. Entre elas:
- Não se exercitar nos primeiros dias após o procedimento;
- Não mastigar na região do enxerto;
- Preferência por alimentação na consistência líquida e pastosa;
- Não abaixar a cabeça do nível dos ombros;
- Uso de analgésicos de prescrição livre para conter a dor.
No pós-operatório, é ainda mais importante seguir as recomendações do cirurgião dentista. Ele poderá definir os prazos exatos de repouso, além de sugerir outras alternativas para que sua recuperação seja mais rápida e eficaz.
Cuidando dos seus novos dentes
Após o enxerto ósseo, o implante e a colocação da prótese, você terá que tomar ainda mais cuidado com seus dentes. Isso porque o acúmulo de bactérias na boca é danoso tanto para as próteses quanto para os dentes comuns. Para isso, escove os dentes três vezes ao dia sempre acompanhado do uso diário de fio dental. Também mantenha visitas ao dentista, para que ele identifique e trate eventuais problemas.
Para saber mais sobre enxerto ósseo
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!