Dor na gengiva
A dor na gengiva pode ser sintoma de diversos problemas bucais, porém, o mais comum é a inflamação gengival, que resulta na gengivite e, posteriormente, periodontite. A gengivite é a fase inicial da doença periodontal, caracterizada pela inflamação da gengiva. Se não for tratada, desenvolve-se uma inflamação ainda mais severa chamada periodontite.
A inflamação e, consequentemente, dor na gengiva surge devido ao acúmulo de bactérias nessa região, já que certamente o paciente não realiza a adequada higienização bucal. Dessa forma, não elimina as placas bacterianas que, caso sejam calcificadas, transformam-se em tártaros, causando a irritação da gengiva.
Causas da dor na gengiva
Além da inflamação que resulta na gengivite ou periodontite, existem outras causas para a dor na gengiva, como:
- Aparelhos ortodônticos;
- Próteses;
- Higienização dental muito agressiva;
- Sapinho;
- Alterações hormonais;
- Aftas;
- Abcesso;
- Câncer de boca;
- Nascimento do siso.
Como tratar a dor na gengiva?
O tratamento para a dor na gengiva é feito a partir da avaliação do dentista, que investiga a causa da dor e a solução ideal para o caso. Por exemplo, para realizar o diagnóstico de gengivite ou periodontite, o dentista faz uma análise da saúde bucal do paciente, além de conversa e questionário com ele. Nesse caso, o profissional também pode pedir exames complementares para comprovar a doença.
Após o diagnóstico, o dentista faz a profilaxia, que é a limpeza completa da região bucal. Nesse procedimento, ele elimina as placas bacterianas invisíveis a olho nu, as placas bacterianas calcificadas (tártaros) e as cáries. Geralmente a profilaxia é suficiente para o tratamento da inflamação da gengiva em estágio inicial. Em casos mais graves, o profissional também pode receitar o uso de medicamentos como antibióticos ou anti-inflamatórios.
Logo, para evitar a dor na gengiva e uma possível necessidade de tratamento gengival, é necessário que o paciente cuide da saúde bucal assim como cuida de todo o corpo. Higienização adequada diariamente, unindo escovação, fio dental e antisséptico, consultas semestrais no dentista e cuidado com a alimentação são alguns dos passos essenciais. Com a Ideal Odonto, o cliente possui maior facilidade e eficiência no cuidado da saúde bucal.
Para saber mais sobre dor na gengiva
Ligue para 11 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!