Causas e tratamentos para dente com tártaro
O dente com tártaro é causador de grande constrangimento para as pessoas que sofrem desse problema, além de ser prejudicial para a saúde bucal quando não cuidado devidamente. O tártaro nada mais é que a calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e que, por vezes, pode atingir inclusive a gengiva, apresentando uma camada em relevo que caso não seja tratada pode provocar manchas nos dentes, cáries, gengivite e mau hálito.
Para prevenir a formação do dente com tártaro, o ideal é fazer diariamente uma higiene bucal adequada, escovando bem os dentes e usando o fio dental entre eles para retirar os restos de comida que se acumulam. Além disso, possuir uma boa alimentação, rica em nutrientes e minerais é fundamental, juntamente com se consultar com um dentista rotineiramente.
Saiba reconhecer o dente com tártaro
O dente com tártaro pode ser um problema terrível para a saúde e também para a autoestima, por isso é importante saber identificá-lo para procurar um profissional e adotar as recomendações passadas para sanar o problema. O tártaro possui uma aparência porosa, quase áspera, o que faz com que essa superfície retenha mais facilmente manchas de café, chá e outras bebidas escuras.
O sinal mais comum do tártaro é a coloração amarelada bem aderida aos dentes e que costuma localizar-se na região acima da gengiva. Além disso, pode provocar o mau hálito e inflamação das gengivas. Quando reconhecido logo de início, o tártaro pode ser facilmente removido através de raspagem ou limpeza dos dentes, porém o ideal é que sejam tomadas as medidas necessárias para evitar esse tipo de problema.
Para evitar a formação de tártaro no dente, é importante seguir as seguintes regras:
Escovar bem os dentes regularmente;
Usar creme ou gel dental antitártaro com flúor;
Usar fio dental;
Trocar a escova de dentes a cada 3 meses;
Complementar a limpeza com um antisséptico oral que ajudará a controlar as bactérias;
Evitar o fumo e bebidas alcoólicas;
Não fazer alto consumo de bebidas escuras como chás ou cafés;
Se alimentar adequadamente;
Passar no dentista regularmente para avaliações de rotina e limpezas.
Tenha um profissional de confiança
O primeiro passo para evitar o tártaro no dente é manter a boca sempre limpa, fazendo uma higiene adequada que removerá as bactérias e impurezas. Além disso, é importante contar com a ajuda de um dentista que será responsável por passar as recomendações necessárias para evitar problemas bucais e checar se há predisposição para problemas futuros. A Ideal Odonto é uma rede de clínicas odontológicas consolidada no mercado e que conta com o auxílio de profissionais capacitados, com amplo conhecimento e experiência.
Para saber mais sobre dente com tártaro
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!