Cirurgia no maxilar
A cirurgia bucomaxilofacial é um procedimento que tem a função de corrigir as disfunções da estrutura da face. Ela é mais conhecida como ortognática.
Dependendo da posição da mandíbula, pode ser necessária uma cirurgia no maxilar para evitar o surgimento de problemas mais graves no futuro. Esse funcionamento anormal pode ter diferentes origens: traumas devido a quedas ou acidentes, formação genética ou problemas desenvolvidos durante a fase de crescimento.
Por que fazer a cirurgia no maxilar
- Em casos mais simples, as disfunções de ATM (Articulação Temporomandibular) conseguem ser resolvidas com o uso de aparelho dentário. No entanto, há situações em que somente a cirurgia no maxilar pode resolver.
- A cirurgia ortognática pode ser a solução para casos de apneia do sono. Esse é o nome que se dá quando há a interrupção da respiração durante o sono, provocando cansaço e ronco, entre outros sintomas.
- Quando se tem muitas dores nas laterais da face ou travamento da mandíbula ao abrir muito a boca, pode ser necessária a cirurgia no maxilar.
- A operação também pode ter como consequência a melhora do sistema gastrointestinal, já que o processo de mastigação age com mais eficiência.
Quando operar
A cirurgia ortognática não é uma operação simples. Por isso, requer um preparo que pode levar cerca de 1 ano e meio antes de finalmente você entrar no centro cirúrgico. Quem faz esse tipo de intervenção é o cirurgião-dentista, que deve atuar em conjunto com o ortodontista.
- Ao perceber qualquer alteração na face, como barulhos ao abrir muito a boca e deslocamento do maxilar, deve-se procurar um ortodontista.
- Esse profissional irá solicitar exames específicos que podem indicar a necessidade de você fazer a cirurgia no maxilar.
- Confirmando o caso, ele vai preparar sua dentição para que ela se encaixe perfeitamente quando for feita a operação. Para isso, o ortodontista vai recorrer ao uso de aparelhos ortodônticos.
- A cirurgia no maxilar pode levar de duas a quatro horas. Vai depender da complexidade do caso.
- O período pós-operatório é muito importante também. Nos primeiros dias, é permitido apenas a ingestão de líquidos e alimentos pastosos.
- Mesmo após a cirurgia no maxilar, pode ser que o uso de aparelho ainda seja necessário. Isso quem vai determinar é o profissional responsável pelo tratamento.
Consulte sempre um profissional de sua confiança para garantir a saúde e a qualidade do seu sorriso.
Para saber mais sobre Cirurgia no maxilar
Ligue para 11 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!