Reabilitação oral com a cirurgia de enxerto de gengiva
Cada vez mais utilizado para a recuperação da estética e da função em procedimentos com próteses dentária e implantes integrados, o procedimento de cirurgia de enxerto de gengiva é aquele que visa a reconstrução de gengivas que estão retraídas ou atrofiadas. Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro da cirurgia de enxerto de gengiva.
O que é a cirurgia de enxerto de gengiva?
A cirurgia de enxerto de gengiva é um procedimento que visa repor partes ósseas da gengiva com o objetivo de deixar a arcada dentária mais firme de maneira que possa ser feito um implante dentário. Apesar de parecer um pouco complexa a cirurgia de enxerto de gengiva é simples e não apresenta cicatrizes nem marcas no rosto no seu pós operatório.
Quais as indicações da cirurgia de enxerto de gengiva?
As indicações da realização de cirurgia de enxerto de gengiva, atualmente, vão muito além da recuperação óssea para colocação de implantes. Com o avanço da Odontologia a cirurgia de enxerto de gengiva está sendo utilizada para os seguintes casos:
- Correção das gengivas que estão próximas das próteses dentárias e implantes e que encontram-se com coloração acinzentada;
- Aumento do volume gengival com vistas na estética;
- Recobrir as raízes dentárias que estão expostas devido a fatores como retração gengival;
- Melhorar o aspecto estético e funcional do uso de próteses fixas.
Quais os tipos de enxerto utilizados em cirurgia de enxerto na gengiva?
Para que seja realizada uma cirurgia de enxerto na gengiva é necessário um material chave que é o enxerto. No entanto, o que poucos sabem é que há uma variedade muito grande de enxerto que pode ser utilizada em cirurgia de enxerto na gengiva. Os enxertos mais comuns são:
- Enxerto livre gengival: É muito indicado para aqueles procedimentos em regiões que não são estéticas e que precisam de um volume e extensão de enxerto muito grande.
- Enxerto de tecido conjuntivo: É aquele que elimina os problemas como coloração diferente entre as gengivas, além disso é muito utilizado em cirurgias plásticas gengivais com o objetivo de corrigir a gengiva retraída.
- Enxerto de origem animal: Não utiliza o tecido humano, mas sim os de origem animal. A utilização de enxerto de origem animal é feita para que mais procedimentos cirúrgicos sejam evitados.
- Enxerto biosintético: Apesar de ser um tipo de enxerto mais antigo e com pouca procura, ele é muito utilizado em casos de cirurgia na gengiva que requerem um volume gengival muito grande.
A cirurgia de enxerto de gengiva é muito importante para a saúde bucal como um todo uma vez que reflete em diversos aspectos desde os funcionais até os estéticos. No entanto, é importante considerar a escolha de um bom profissional a fim de que a cirurgia de enxerto de gengiva seja um sucesso. Conheça mais sobre a rede credenciada nos planos odontológicos da Odonto Safe e escolha o melhor profissional para o seu caso de cirurgia de enxerto de gengiva.
Para saber mais sobre cirurgia de enxerto de gengiva
Ligue para 11 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!