Como funciona a cirurgia de bucomaxilo
A cirurgia de bucomaxilo é um procedimento indicado para corrigir o posicionamento dos maxilares, seja de alguém que sofreu um acidente ou trauma, ou de algum paciente que apresentou sequelas de doenças como AIDS, câncer, sífilis tuberculose e outras condições responsáveis pelo deformamento do rosto.
Por lidar com diversas condições diferentes, a cirurgia de bucomaxilo pode ser aplicada em graus distintos. Em alguns casos ela poderá ser feita diretamente no consultório do dentista, e em outras terá que ocorrer em ambulatório médico apropriado com aplicação de anestesia além de preparações extras de profilaxia.
Quer saber mais sobre a cirurgia de bucomaxilo? Confira abaixo:
Recomendações para a cirurgia de bucomaxilo
A cirurgia de bucomaxilo só pode ser conduzida por um cirurgião dentista, de preferência um especializado em ortopedia facial dos maxilares, o ramo da odontologia que estuda essas e outras condições mandibulares. O profissional só optará por esta operação após exames como radiografias do pescoço e da face do paciente, para visualizar melhor a área a ser operada.
O procedimento consiste em cortes ósseos, de forma que o maxilar se ajuste melhor ao rosto do paciente. Na maioria dos procedimentos não são exigidos cortes externos, ocorrendo majoritariamente na cavidade bucal interior. Alguns dos benefícios da cirurgia de bucomaxilo são:
- Melhora estética;
- Correção da mordida e da mastigação;
- Alívio nas dores;
- Melhora na fala e na dicção.
Cuidados após os tratamentos
Para conservar seus maxilares em bom estado, você deve estar sempre em contato com um dentista profissional. Existem muitos mitos e simpatias associados à deformação facial, mas as causas verdadeiras são apenas condições clínicas e explicadas pela biologia. Sempre siga as recomendações de dentistas qualificados para resolver o problema.
Após uma cirurgia de bucomaxilo, por exemplo, você deve tomar diversas precauções. As atividades físicas de alto impacto estarão proibidas por um período de tempo, que pode ser de meses dependendo da severidade do caso. Além disso, você poderá ter que evitar consumir alimentos de consistência sólida, dando preferência para os na consistência líquida e pastosa. Também deverá seguir o receituário de medicamentos, pois em muitos casos o inchaço da região e as dores podem atrapalhar.
Para saber mais sobre cirurgia de bucomaxilo
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!