O que fazer em caso de canal do dente aberto?
Imagine a situação: você está fazendo um tratamento, e por algum motivo teve que parar e ficou com o canal do dente furado ou aberto. Isto acontece em casos de terapias endodônticas, isto é, para tratar infecções e acúmulo de bactérias dentro do dente. Em algumas situações, isso acontece também em dores insuportáveis emergenciais, em que o paciente não opta por um tratamento completo.
Saiba que manter o canal do dente aberto é extremamente prejudicial para a saúde. Isto representa uma porta de entrada para mais bactérias que podem corroer o dente e apodrecê-lo. Nesses casos, a extração dele é em muitas vezes a única opção possível.
Cuidados com canal do dente aberto
O paciente fica com o canal do dente aberto em casos de contaminação do dente por bactérias. Nessas situações, as cáries corroem o esmalte dental até a região do nervo, o que provoca muita dor e desconforto. Nesse caso, o dentista remove a cárie e drena o dente contaminado, além de aplicar medicação nele. É recomendado um profissional da endodontia - especialização da odontologia que estuda e trata a região interior dos dentes - para um tratamento como esse.
É imprescindível que o canal do dente aberto seja foco de manutenção constante por um profissional, afinal ele poderá trazer muita dor e problemas para o paciente caso não seja fechado com uma obturação. Alguns dos sintomas que exigem esse tratamento são:
- Dores fortes e agudas nos dentes;
- Aumento da sensibilidade para líquidos frios e quentes;
- Pequenas manchas escuras nos dentes;
- Inchaço na gengiva ao redor do dente.
Evitando bactérias e outras infecções
Para que você não tenha que sofrer com um canal do dente aberto, é preciso cuidar bem da sua saúde bucal. Hábitos simples como escovar os dentes, no mínimo três vezes ao dia, usar fio dental diariamente e enxaguar a boca com antisséptico já resolvem. Além disso, esteja sempre em contato com o seu dentista. Ele poderá tratar eventuais problemas, prevenindo condições mais extremas. É recomendada uma visita a cada seis meses ao consultório para evitar este e outros problemas.
Para saber mais sobre canal do dente aberto
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!