A Bichectomia é um procedimento cada vez mais procurado pelos famosos e tem também ganhado grande popularidade no Brasil. Saiba mais sobre o assunto no texto abaixo:

O que é a Bichectomia?
Quem pode realizar e para quem está indicada a remoção das Bolas de Bichat?
Principais motivos que levam à escolha da cirurgia:
- A partir de qual idade a cirurgia pode ser realizada?
- Em que ponto exatamente a Bichectomia melhora no rosto?
- Procedimentos pré cirúrgicos
- Como é feita a cirurgia?
- Pós cirúrgico
- Contraindicações e riscos
- Quanto de volume pode ser diminuído da bochecha na cirurgia?
- Quando é realizada a Bichectomia funcional e para que ela serve?
- É possível o crescimento das bochechas novamente após o procedimento?
- Antes e depois da cirurgia
- Quanto custa a Bichectomia?
- Onde realizar a cirurgia?
A estética é sem dúvidas um motivo de preocupação de todas as pessoas. Principalmente nos dias atuais, essa área deixou de ser uma preocupação apenas das mulheres e faz parte também da rotina dos homens que cada vez mais realizam procedimentos estéticos e utilizam produtos que ajudam a melhorar a aparência.
Com um nome no mínimo diferente, a Bichectomia é um procedimento que ficou popular entre aqueles que desejam uma aparência mais bonita. O procedimento se popularizou ainda mais nos anos de 2015 e 2016, por conta da adesão de tantos famosos que desejavam ter um rosto mais fininho e conseguiram através desse tipo de cirurgia. Celebridades como Angelina Jolie, Kim Kardashian, Megan Fox, blogueiros, atores e atrizes brasileiros já aderiram ao procedimento que garante uma aparência naturalmente mais elegante.

Inicialmente esse era um procedimento para quem tinha problemas como, por exemplo, de morder freqüentemente a bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal. Com a intervenção cirúrgica resolvia-se a questão, evitando que mordidas consecutivas gerassem feridas recorrentes. No entanto, o interesse no procedimento com o tempo aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza que elegeram os rostos finos como símbolos de sedução e beleza.
A Bichectomia se tornou um procedimento acessível e cada vez mais procurado pelo público. Para entender esse aumento tão grande na procura pelo processo, é preciso entender os benefícios que ele pode garantir.
O que é a Bichectomia?
A Bichectomia é uma cirurgia plástica simples, onde é feita a retirada total ou parcial de duas bolsas de gordura presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, elas são chamadas de “Bolas de Bichat” ou “Corpo Adiposo Bucal”. Não importa se a pessoa está ou não acima do peso, essas bolas estão presentes no corpo de todo mundo e deixam o rosto com aparência mais arredondada.
O procedimento trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil, que tem ganhado mais espaço nos últimos anos. Sua finalidade é unicamente estética, ou seja, seu objetivo é somente reduzir o volume da parte de baixo do rosto.
Quem pode realizar e para quem está indicada a remoção das Bolas de Bichat?

Por ser um procedimento estético, essa cirurgia pode ser realizada por qualquer pessoa que deseje afinar o rosto e ganhar uma aparência melhor (de acordo com suas próprias concepções sobre estética facial). Para entender a necessidade do procedimento de forma mais específica é importante contar a orientação de um profissional especializado.
- Insatisfação devido ao grande volume das bochechas;
- Baixa autoestima e insegurança quanto à aparência;
- Rosto volumoso mesmo quando há a perda de peso;
- Rosto “muito grande” ao sorrir;
- Linha da mandíbula e pescoço mal definidos;
- Desejo de uma estética facial mais atraente.
Principais motivos que levam à escolha da cirurgia:
A partir de qual idade a cirurgia pode ser realizada?
Grande parte das cirurgias realizadas na face só devem ser feitas depois que houver o desenvolvimento completo da face. Portanto, a cirurgia pode até ser feita na adolescência, desde que haja consentimento dos responsáveis pelo paciente. A maior parte das pessoas que procuram esse tipo de cirurgia tem entre 20 e 40 anos.
Em que ponto exatamente a Bichectomia melhora no rosto?
Retirar as bolas de gordura das bochechas garante que a parte inferior do rosto fique mais fina, delicada e retangular, características que proporcionam um rosto mais atraente. Com o procedimento as maçãs do rosto parecem ficar mais proeminentes, enquanto o rosto fica mais fino.
Procedimentos pré-cirúrgicos
Antes de qualquer coisa é indispensável que um profissional especializado em trabalhos como esse faça uma avaliação, indique os cuidados necessários no pré e no pós-operatório, e entenda quais são as expectativas do paciente quanto ao tratamento.
Além disso, o cirurgião também solicitará que o paciente realize exames pré-cirúrgicos comuns, que podem incluir hemograma completo, coagulograma e glicemia, para ver se ele está com a saúde em boas condições para a realização do procedimento. A avaliação do cardiologista também pode ser necessária em casos de pacientes com hipertensão.
Como é feita a cirurgia?
Essa cirurgia pode ser realizada tanto por cirurgiões plásticos quanto por dentistas. O procedimento costuma durar de 40 minutos à 1 hora.
O procedimento é realizado por dentro da boca, evitando cicatrizes na face do paciente, em ambiente de consultório com anestesia local.
Depois disso, o médico busca as marcas anatômicas no interior da boca, que indicam a localização das bolas de bichat que serão removidas. É feita uma incisão e as bolsas são removidas parcialmente ou totalmente de acordo com cada paciente.
Pós-cirúrgico
A cirurgia não necessita de grandes cuidados após a sua realização, todo o processo é bem simples, desde o ato operatório até a recuperação. Pode ocorrer um inchaço na região, porém, ele pode ser controlado com o uso de compressas de água fria.
Depois da cirurgia deve-se utilizar protetor solar com fator maior que 30. O profissional responsável pode recomendar também que o paciente fique uma semana de repouso para então dar início às suas atividades, isso dependerá da avaliação e indicação conforme o perfil de cada paciente.
Os resultados da cirurgia começam a ser notados de forma clara depois de dois meses de realização do procedimento. No começo o resultado é pouco percebido por conta do inchaço, depois disso o rosto já começa a ficar mais definido e os benefícios podem ser notados.
Contra-indicações e riscos.
Apesar de ser um procedimento estético simples e que não oferece tantos riscos, ainda assim, a cirurgia de Bichectomia não é recomendada para algumas pessoas como aquelas que possuem problemas de saúde. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem fazer afinal, ele não promete mudar totalmente a aparência, apenas melhorar a estética, deixando o rosto mais bonito, seja do homem ou da mulher.
Riscos
A Bichectomia oferece riscos como qualquer outro procedimento cirúrgico. No decorrer da cirurgia pode haver intercorrências como:
- Lesão dos ramos bucais no nervo que movimenta a boca;
- Lesão do duto Parotídio.
Os ramos bucais que podem sofrer alterações, não são ramos únicos do nervo facial, sendo assim, na ocorrência de algum imprevisto, a boca na grande maioria das vezes, acaba sofrendo reinervação de outros ramos, voltando ao normal.
Ambos os riscos podem ser diminuídos a zero quando realizados por um profissional especializado em procedimentos estéticos faciais.
Quanto de volume pode ser diminuído da bochecha na cirurgia?
Como citado anteriormente, normalmente é realizada a retirada parcial ou total da bola de Bichat. O volume que será retirado deverá ser o suficiente para causar um benefício estético, sem aprofundar demais a região das bochechas. A idéia é que o resultado seja o mais natural possível, que haja uma harmonia na face e que a pessoa não perca as suas características particulares devido ao procedimento.
Quando é realizada a Bichectomia funcional e para que ela serve?
A Bichectomia funcional costuma ser realizada em pacientes que possuem um volume muito grande na região das bolas de Bichat e que em função disso acabam mordendo muito as bochechas.
A lesão causada pela mordida na parte interna da bochecha pode causar proliferação de bactérias que podem causar mau hálito e doenças da cavidade oral e gengiva. Nesses pacientes pode haver até o aparecimento de bolinhas brancas (caseos amigdalinos) que geram mau hálito.
É possível o crescimento das bochechas novamente após o procedimento?
Algumas pessoas buscam esse tipo de procedimento justamente por emagrecerem e terem a impressão de continuar com as bochechas grandes. O que ocorre nesses casos é que a gordura de Bichat é a última a ser absorvida pelo organismo, ou seja, por mais peso que a pessoa perca, o aspecto da bochecha continuará o mesmo.
Com o ganho de peso é normal que as bochechas também acabam aumentando de tamanho, e no caso da cirurgia, isso também pode acontecer dependendo da quantidade de peso que o paciente adquirir após a realização.
Antes e depois da cirurgia
O resultado comum e que deve ser esperado quanto ao procedimento é o afinamento do rosto de forma discreta. Pessoas com bochechas mais proeminentes podem notar um contraste e afinamento maior, mas como dito, isso varia de acordo com cada rosto.
É válido ressaltar que após os anos, o rosto começa a sofrer uma perda natural de gordura. Por isso mesmo, pessoas que se submetem a essa cirurgia podem precisar de preenchimentos posteriormente, para recuperarem uma aparência mais jovial.
Aliando o procedimento
Realizar um preenchimento com ácido hialurônico discreto nos malares pode ajudar a ressaltar ainda mais o afinamento do queixo, causado por uma ilusão de óptica. Para esse tipo de procedimento é indispensável conversar com o seu médico para entender qual outro procedimento ele irá aliar à Bichectomia, e se há de fato necessidade para que isso ocorra.
Quanto custa a Bichectomia?
O valor desse procedimento poderá variar de acordo com a necessidade de cada paciente e o local onde a cirurgia será realizada. É claro que há uma média de valores quanto à cirurgia, porém os valores devem ser passados após uma avaliação individual e formal.
Para quem deseja saber o custo desse procedimento, a melhor forma é entrar em contato e agendar uma avaliação com um especialista de confiança em um local com boas referências para que não haja nenhum risco.
Onde realizar a cirurgia?
Qualquer cirurgia deve ser realizada por profissionais especializados e competentes. Para encontrar esse profissional é preciso buscar referências e conhecer o local onde o procedimento será realizado. Quando todo o acompanhamento é realizado pelo mesmo profissional e no mesmo lugar, há menos riscos de qualquer tipo de problemas, pois o profissional consegue entender melhor as necessidades e desejos de cada paciente, podendo até indicar outro tratamento que se adeque ao que ele deseja, caso seja preciso.
Se você está buscando um local seguro e com profissionais que possa confiar para a realização desse e de outros procedimentos estéticos faciais e odontológicos, você não pode deixar de conhecer a Vue Odonto, uma clínica que possui uma estrutura completa para te atender e garantir os melhores serviços em qualquer uma das áreas de atendimento.
Não perca mais tempo, entre em contato agora mesmo com a Vue Odonto e agende a sua avaliação. Telefone: (11) 3459-2090.