Aparelho ortodôntico invisível: Saiba mais sobre ele
Foi-se o tempo em que usar aparelho dentário era coisa de adolescente. Pensar na possibilidade de ter um sorriso metalizado era motivo de pavor. Hoje, cada vez mais preocupados em exibir um sorriso bonito e atraente, homens e mulheres adultos têm ido ao dentista para aderir a soluções que corrijam possíveis falhas – desde um dento torto até mordida errada.
Um dos motivos que têm atraído esse público é a variedade de modelos disponíveis no mercado. Se antes a única opção eram os aparelhos com braquetes – aquelas pequenas pecinhas que são coladas nos dentes – feitos de metal, agora há versões muito mais discretas. O aparelho ortodôntico invisível é uma delas.
Escolhendo o aparelho ortodôntico invisível
Conhecidos também como aparelho estético, há basicamente cinco opções disponíveis no mercado:
-
De policarbonato: feito com um tipo de resina plástica, tem como desvantagens não ser muito resistente à fixação dos braquetes e sofrer alteração da cor de acordo com o tempo e a alimentação do usuário;
De porcelana ou cerâmica: é mais resistente do que o aparelho ortodôntico invisível de policarbonato e não tem sua coloração alterada;
De safira: é o aparelho fixo ideal para quem realmente quer ser discreto. Além de ser a versão mais resistente entre os três, é a que tem o maior grau de transparência;
-
Aparelho lingual: esse é o aparelho ortodôntico invisível que tem o melhor resultado em termos de estética. Sua estrutura é inteiramente colocada na parte interna dos dentes;
-
Alinhador transparente: ainda não é tão popular quanto os citados anteriormente. Porém, tem ótimo efeito para quem quer discrição visual. Além disso, esse aparelho ortodôntico invisível pode ser removido para limpeza, alimentação e eventos sociais.
Higienização correta
Assim como qualquer aparelho dentário, o aparelho ortodôntico invisível deve ser bem higienizado para não provocar problemas bucais, como cáries e gengivite.
Para isso, alguns cuidados são de extrema importância:
- Realize a escovação dos dentes após cada refeição;
- Não abra mão do fio dental e o do enxaguante bucal;
- Na principais farmácias e drogarias do país, é possível encontrar produtos específicos para a higienização do aparelho ortodôntico invisível, como escovas e passadores de fio dental especiais.
Como saber se você precisa usar aparelho
A pessoa mais indicada para avaliar se você precisa ou não de aparelho é o ortodontista. Especializado na correção dos dentes e das disfunções na face, ele irá solicitar exames prévios para determinar qual tipo de aparelho é mais indicado para cada caso.
A Vue Odonto, em São Paulo, é uma clínica onde você encontra os melhores profissionais para tratar do seu sorriso. Entre as especialidades atendidas no local, está a ortodontia.
Para saber mais sobre Aparelho ortodôntico invisível
Ligue para 11 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!