Como funciona o aparelho fixo
Ter que usar aparelho fixo é bastante incômodo para muita gente. Primeiro por causa da sua aparência, popularmente conhecida como "sorriso metálico", devido as suas estruturas feitas de metal. Além do desconforto estético, ele também exige que você reaprenda a mastigar e falar, além de exigir maiores cuidados com a higiene bucal.
Apesar desses receios, o aparelho fixo é um instrumento odontológico muito importante, além de ter se sofisticado com o passar do tempo e avançado tecnologicamente. Ele é usado para corrigir problemas de má oclusão dental, acertando a posição dos dentes e a aparência geral do sorriso.
Quer saber mais sobre aparelho fixo? Confira abaixo:
Funcionamento do aparelho fixo e de outros tipos
Assim como quase todos os tipos de aparelho, ele funciona com estruturas denominadas bráquetes, coladas com resina um a cada dente, que sofrem tensão de arcos de metal, semelhantes a arames que lentamente direcionam os dentes para a posição correta. No aparelho fixo convencional, ambas estruturas são conectadas por borrachinhas, que podem ser coloridas ou não.
Para que houvessem opções esteticamente mais agradáveis, foi desenvolvido um aparelho chamado "estético", em que os bráquetes são feitos de porcelana ou safira, materiais de cores que se camuflam melhor com os dentes. Também existe o aparelho "auto-ligável", que dispensa borrachinhas, conectando os arcos diretamente nos bráquetes, e que também pode ser feito de materiais mais discretos. Alguns benefícios desses tipos de aparelho fixo são:
- Manutenção apenas para trocar os aros, já que não há borrachinhas;
- Menos constrangimento pois o aparelho é quase imperceptível;
- Funcionalmente igual aos aparelhos convencionais;
- Disponibilidade tanto para fixo quanto móvel.
Cuidados necessários com o aparelho
Apesar de estar em contato direto com o dentista, para visitas periódicas de manutenção. O aparelho fixo só resolverá seus problemas se você cuidar bem dele, higienizando-o corretamente. É muito importante evitar resíduos de alimentos no aparelho, pois pode haver acúmulo de bactérias. Para isso, escove os dentes três vezes ao dia, além do uso diário de fio dental. Tome cuidado com o que você come também, alimentos açucarados, pegajosos ou desfiados podem ficar presos no aparelho, o que exige muita atenção principalmente na limpeza no céu da boca.
Para saber mais sobre aparelho fixo
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!