Periodontite

Sem os cuidados necessários, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação, provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, mobilidadade e perda dos dentes.

Nesses casos, a inflamação da gengiva progride e determinadas substâncias presentes na saliva fixam-se na placa bacteriana intensificando o processo inflamatório e criando condições favoráveis para a formação da bolsa periodontal, que afasta a gengiva dos dentes, favorece a contaminação por bactérias e o desenvolvimento de tártaro (cálculo gengival).

 A Periodontite avançada é o estágio mais grave da doença, onde há perda óssea e do ligamento periodontal, estruturas de sustentação dos dentes. Ela provoca sangramento, retração gengival, dor, supuração, mobilidade e até a perda do dente.

Como saber se possua a doença?

O primeiro sinal aparente é o sangramento da gengiva. Caso isso ocorra procure um dentista especializado para orientar qual melhor conduta para o caso.. No menor dos casos, pode ser apenas uma gengivite, que nada mais é, do que uma inflação. Mas se o sangramento for acompanhado por mudanças de cor e na forma da gengiva, pode estar associado ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro sobre os dentes.

Neste caso, qual deve ser o procedimento?

O tratamento consiste em uma limpeza profissional para a remoção de placa e cálculo aderidos. Com equipamento adequado, é realizada raspagem e profunda limpeza das regiões afetadas. Após, a higienização contínua em casa, com escovação e enxágues bucais.


x

Entre em contato conosco!

Conheça nossas Especialidades

CONHECER AGORA

Ícone Whatsapp - Fale conosco pelo Whatsapp!