Dinfunção temporomandibular

Dinfunção temporomandibular

O bruxismo é o hábito de apertar involuntariamente os dentes da arcada superior com a inferior durante o sono. Esse costume pode ser ocasionado por constantes situações de estresse, trauma oclusal, disfunções no sistema nervoso central, entre outros.

Caso não seja tratado, o bruxismo pode causar desgaste dentário, desvios dos movimentos da mandíbula, cefaleia, desgaste gengival, entre outros. O tratamento para apertamento dentário especializado é a melhor solução para este problema.

Como o bruxismo pode ter causas físicas e emocionais, é importante que a pessoa tenha consciência de todas as causas do bruxismo, pois há a necessidade da redução dos estresses da vida cotidiana junto do tratamento para apertamento dentário.


Dinfunção temporomandibular

SINTOMAS MAIS COMUNS QUE O PACIENTE PODE APRESENTAR:

  • Dor de cabeça de um ou ambos os lados da cabeça mais de dois dias por semana;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Cansaço na face ou ao mastigar;
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Boca que “fica presa”, trava ou sai do lugar;
  • Ranger ou apertar dos dentes noturno /diurno;
  • Alteração no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam – mordida desconfortável;
  • Alguns tipos de zumbido nos ouvidos;
  • Dor ou tensão no pescoço referindo dor para a face ou cabeça.

QUAL O TRATAMENTO IDEAL PARA O MEU CASO?

Embora se trate de uma doença que possa causar muito desconforto durante anos, o tratamento para esta doença, quando bem diagnosticada, não apresenta maior dificuldade. Com uma avaliação clínica bem realizada, que conste de técnicas específicas de diagnóstico, o especialista em DTM irá explorar e analisar de uma maneira ordenada as queixas do paciente, e por fim recomendará o controle necessário.

Geralmente o controle do bruxismo/apertamento é simples e conservador. Algumas opções terapêuticas são placas miorrelaxantes, métodos de terapia física (calor, ultrassom, tens), fisioterapia facial, acupuntura, aplicação de toxina botulínica e indicação de cirurgia em casos específicos.

A utilização de toxina botulínica no tratamento das DTMs é um dos métodos mais recentes e tem mostrado grande eficácia clínica. O relaxamento muscular advindo da sua aplicação é responsável por eventuais efeitos benéficos em casos de DTM de origem muscular, por exemplo, promovendo assim, controle da dor.



Entre em contato conosco!

Conheça nossas Especialidades

Ícone Whatsapp - Fale conosco pelo Whatsapp!